Em meados de 1970 nascia uma nova forma de fazer música, derivada da cultura pop.Com um som envolvente e dançante a “música disco”, também conhecida em inglês “disco music” ou, em francês, “discothèque”  é um gênero de música de dança cuja popularidade atingiu o pico em meados da década de 1970.

O estilo é conhecido por ser o primeiro abraçado por casas de dança, den

ominadas “discotecas” e posteriormente apenas clubes.

As principais influências musicais do ritmo disco incluem o funk, a música latina, psicodélica e o soul music.

Arranjos de música clássica como acompanhamento são frequentes no estilo, criando um som cheio de colcheias e fusas mas ao mesmo tempo muito repetitivo. A introdução de arranjos orquestrais é uma herança do som da Motown. As linhas de baixo elétrico vindo do funk, e os cantores geralmente preferiam cantar em falsete. Na maioria das faixas de disco, cordas, metais, pianos elétricos e guitarras criam um som de fundo luxuriante.

Nos anos 1970 os mais famosos artistas de disco eram Donna Summer, Bee Gees, KC and the Sunshine Band, ABBA, Chic, os irmãosThe Jacksons.

Donna Summer se tornaria a primeira artista de disco popular, recebendo o título de “Rainha do Disco”, e também desempenhou um papel pioneiro no som da eletrônica, que mais tarde tornou-se uma parte da disco. Embora os artistas tenham acumulado a maior parte da atenção pública, os produtores por trás das cenas tiveram um papel importante na música disco, já que muitas vezes escreviam canções e criavam sons inovadores.

O filme Saturday Night Fever contribuiu para o aumento da popularidade da disco music.

Em 1975 foi o momento em que a disco music realmente decolou, com sucessos  como “The Hustle” (de Van McCoy) e o primeiro sucesso de Donna Summer, “Love to Love You Baby”(gravado na Alemanha) atingindo os primeiros lugares.

Os primeiros grandes sucessos da disco music aconteceram, com KC & the Sunshine Band (“Shake your Booty” e “That´s the Way – I Like It”). Neste mesmo ano, houve o lançamento do primeiro “disco mix” (música remixada por um disc-jóquei), com a música de Gloria Gaynor “Never Can Say Goodbye”, um cover do sucesso dos Jackson 5.

A popularidade do estilo chegou ao auge com a chamada Era Disco, entre 1977 e 1979, em parte devido ao filme de 1977 Saturday Night Fever (traduzido no Brasil como “Os Embalos de Sábado à Noite”), com o ator John Travolta.